Passaporte de Leitura (Sessão 3) Vale do Swat, Paquistão

21-03-2017

A visita ao vale do Swat no Paquistão levou os alunos a conhecer Malala, a menina a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Paz em 2014, pela sua luta pelo direito à educação das meninas. Nesta sessão vimos o vídeo de apresentação do filme sobre Malala, lemos um texto sobre o contexto político, social e cultural em que Malala cresceu e outro sobre a sua vida. Os alunos ficaram a conhecer as diferenças de acesso à educação em diferentes culturas em contraste com os direitos universais das criança. Observamos diferentes tipos de vestuário para homens e mulheres utilizados no espaço islâmico e o código de vestuário aceite na visita de lugares sagrados. No final da sessão, perguntamos a opinião dos alunos sobre a importância da educação na vida das crianças e recolhemos a sua opinião. Todas as opiniões estiveram expostas num painel no átrio do bloco 4. Ficaram duas sugestões de leitura - Eu, Malala e Malala, a menina que queria ir à escola.

Partilhamos convosco uma ideia de Malala ...

"Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo"