Palestra com Ana Necho - D. Maria I, a Piedosa

27-04-2017

Ana Necho, investigadora e atualmente a ultimar a sua dissertação de doutoramento, veio partilhar com os alunos do 11ºB e 12ºB a sua experiência e o resultado do seu 1º trabalho de investigação publicado pela editora Chiado sob o título "A Melancolia do Poder: Representações e Imagens de D. Maria I, a Piedosa (1734 - 1799)".

D. Maria I, foi a primeira Rainha de Portugal a governar o País. No seu percurso governativo, atribulado por um estado permanente de "melancolia" que actualmente se designa por "depressão crónica", esta rainha deixo-nos um importante legado cultural, instituiu a Academia das Ciências e foi um grande mecenas. Também criou a Casa Pia, mandou construir a Basílica da Estrela em Lisboa. Foi uma rainha muito querida do povo e extremamente devota. Viveu tempos difíceis, com uma Europa a transformar-se com rapidez dando origem à Revolução Francesa e com ela o fim do poder absoluto.

De Ana Necho ficou este importante contributo a colmatar um hiato nos programas de História.

Agradecemos esta lição de História e de história de vida, pois o seu exemplo é motivador para os nossos alunos, especialmente para os que irão, no próximo ano, iniciar um novo capítulo da sua vida - os estudos universitários.

Agradecemos também ao Museu Municipal do Cadaval o ter proporcionado esta oportunidade.

Nélia Prazeres e Helena Prieto