Visita de Estudo à Casa Museu Fernanda Botelho

26-04-2017

Uma surpresa ... agradável, um atelier de escrita criativa e desenho ... um conto lido e ouvido com atenção ... Momentos de inspiração pela música, pelo ambiente criado com os objectos expostos, os livros e muita imaginação dos nossos escritores .... Uma manhã, uma aula diferente. Rica de experiências e de histórias na junção das múltiplas artes envolvidas - música, pintura, desenho, escultura, leitura, escrita criativa.

Uma visita ao mundo íntimo da escritora Fernanda Botelho -a sua casa e o seu jardim- guiada pela sua neta, Joana Botelho, assistida por Marta Bernardino, ambas formadas em arquitetura. Um espaço repleto de magia, onde cada objeto conta uma história. E entre as histórias verdadeiras e imaginárias foram surgindo as histórias dos nossos alunos, motivadas pela curiosidade, pelo estranho ou exótico, pela surpresa que era cada objectivo a descobrir - um chapéu, um candeeiro, uma fotografia, um livro, uma máquina fotográfica, um quadro, um macaco de peluche ... e tantos outros que prendiam o olhar.

O piano atraiu as atenções, a piscina seduziu o olhar, a casa foi um espaço a descobrir, o jardim outro a explorar. E o tempo correu veloz. A manhã terminou deixando a memória de uma boa experiência.

Agradecemos às nossas simpáticas anfitriãs, a simpatia com que nos receberam e à atividade divertida que nos prepararam.

Agradecemos à Maria Casquinha que nos leu de forma soberba um conto de Fernanda Botelho.

Depois de a ouvir olhamos para os insectos no campo de outra forma ...

Helena Prieto e Dores Almeida