Escola Azul na Biblioteca

27-04-2017

No Dia da Escola Azul, 29 de Março, as turmas do 4º ano vieram visitar a biblioteca.

Descobriram as diferentes zonas em que está organizado o espaço, observaram recursos disponíveis e contactaram com alguns elementos da equipa da biblioteca em especial com a professora Helena Prieto que orientou a visita e com a assistente Vanda Matias.

A visita iniciou-se com a descoberta de uma ferramenta digital muito útil para descarregar livros e música para os tablets ou telemóveis - QR-Code Reader. De seguida, os alunos foram descobrir alguns aspetos da vida e obra da escritora Fernanda Botelho através dos objectos e livros expostos na zona da exposição itinerante. Leram o poema e espreitaram para dentro do módulo de luz para descobrir... um gato... um felino... um coelho... um homem de bigodes gigantes... Houve muitas respostas, e a maioria achou que era... um gato.

Para finalizar esta breve visita, em pares ou em trio, os alunos foram procurar os livros tesouro escondidos no meio dos outros todos! E conseguiram descobri-los todos, às vezes com um pouquinho de ajuda. E depois do jogo, houve um prémio - um marcador de livros bem original da autoria de Marta Bernardino, uma das colaboradoras do projecto de parceria do nosso agrupamento com a Casa-Museu Fernanda Botelho. Um miminho para lembrar Fernanda Botelho.

A ideia original do jogo de pistas, a selecção de alguns livros e fotografias partiu das alunas do 5º A, Ana Margarida Nobre; Beatriz Faustino; Carina Fernandes, Laura Silva e Matilde Gomes.

A estas alunas o nosso agradecimento!

Helena Prieto