Dia Mundial da Mulher

13-03-2017

Celebrado a 8 de março, o dia da mulher evoca uma conquista progressiva das mulheres pelo direito à igualdade de oportunidades na vida política com direito ao voto e no mundo do trabalho por melhores condições e salário.

Em Portugal até à relativamente pouco tempo, muitas profissões estavam-lhe vedadas pela força da tradição que dita o lugar das mulheres e dos homens na sociedade e delimita os seus papéis sociais dando ao homem mais privilégios e oportunidades de sucesso na vida.

Quisemos assinalar este dia com exemplos de mulheres que se destacaram em diferentes áreas provando o seu valor. A amostra é uma seleção de mulheres portuguesas que pela sua inteligência, coragem, dedicação, empenho, talento, criatividade e espírito de sacrifício, mostraram o seu valor enquanto pessoas e profissionais, desempenhando as suas funções de uma forma que teve impacto na vida de muitas pessoas e a história e a sociedade reconhece-as por isso.

Nesta exposição damos a conhecer catorze mulheres portuguesas que se destacaram na vida política, cultural e científica do país, enfatizando os seus sucessos e conquistas.