Contação de Histórias com Fernando Fontinha

27-04-2017

Um dos pontos altos deste programa foram as sessões de contação com António Fontinha.

Este contador possui uma larga experiência de recolha e contação de várias versões dos contos portugueses de tradição oral, sendo um "expert" neste campo.

Em cada sessão foram contados contos diferentes em função do público. Cada conto contado, explorado, explicado, encantou a audiência que presa na voz do contador seguia com atenção o desenrolar dos contos. E, desta forma lúdica e cativante, foram transmitidos valores associados à ética, à família, à amizade e à construção do ser humano.

A sabedoria popular veicula valores éticos e morais embebidos nas histórias onde o maravilhoso cristão e pagão se misturam para o deleite dos jovens.

Através dos seus contos, António Fontinha deu a conhecer um vislumbre do rico património oral português que deste modo chegou até nós na sua forma mais genuína-a oralidade.

Para os ler, podemos recorrer à sua forma impressa. Os contos tradicionais recolhidos por Teófilo Braga e por Adolfo Coelho e o conto "O Tesouro" uma versão de Eça de Queirós foram obras referidas por este contador e investigador e que estão no acervo da nossa biblioteca.

O seu trabalho de recolha e de divulgação do nosso rico património cultural oral é louvável e ter o prazer de o ouvir foi um privilégio.

Muito obrigada!

Helena Prieto